Postagens recentes

6/recent/ticker-posts

Em ofício interno, Correios apontam que ‘taxa das blusinhas’ ampliou problemas da empresa

 


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, passa por prejuízos consecutivos há vários trimestres seguidos, causado por uma redução de receitas e aumento das despesas gerais.

E um documento produzido pela Diretoria Econômico-Financeira (Diefi) da instituição aponta que a criação do programa “Remessa Conforme” escancarou os problemas econômico-financeiros da empresa.

“A redução da participação de mercado no segmento de encomendas internacionais, que até agosto de 2024 representava uma espécie de “monopólio” para os Correios, evidenciou a ausência de reposicionamento negocial da Empresa, diante das transformações do comportamento da sociedade”, afirmou o documento assinado pela diretora Loiane de Carvalho Bezerra de Macedo.

O programa Remessa Conforme, criado pelo Ministério da Fazenda em 2023, passou a cobrar imposto de importação de 20% sobre todas as compras internacionais de até US$ 50, que até então estavam isentas para empresas. A medida ficou conhecida como “taxa das blusinhas”.

Com a instituição do programa, a legislação brasileira passou a permitir que empresas de transportes façam o frete pelo Brasil de mercadorias internacionais, deixando de ser obrigatória a distribuição das encomendas junto aos Correios, como era feito até então.

Postar um comentário

0 Comentários