A Prefeitura de São Luís deu início à programação da Virada São Luís 2026, neste final de semana, na Cidade da Virada, localizada ao lado do Terminal da Integração da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento reuniu artistas locais e nacionais. Referências da música gospel, no sábado (27); e do samba e pagode, no domingo (28).
O prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, esteve presente nos dois primeiros dias de evento e destacou a novidade deste ano, que traz mais segurança para crianças que forem com os pais para o local.
“Que coisa linda ver todo mundo louvando, na abertura da Cidade da Virada, onde começamos agradecendo a Deus. Logo depois, no segundo dia, ver as pessoas festejando com muito samba no pé, em um espaço organizado como este que temos. Este ano nós temos uma novidade: as crianças quando chegam recebem uma pulseira com um QR Code, que permite acessar todos os dados, cadastrados na entrada pelos pais, em nosso sistema, o que vai facilitar a levar esta criança ou adolescente ao encontro dos pais novamente, no caso de se perderem deles. Esta é mais uma medida adotada para que todos possam curtir a virada com tranquilidade”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide.
Em um espaço de convivência, voltado para a família, unido à celebração e ocupação do Centro Histórico, com a promoção da cultura, lazer e movimentação econômica, a Cidade da Virada promete mais uma vez ser destaque em um dos períodos mais importantes do calendário da cidade.
“É uma responsabilidade muito grande fazer estes eventos e, cada vez mais, estamos nos superando. Sempre procuramos ouvir as demandas da população, trazendo aqueles artistas que estão pedindo. Ainda temos mais duas noites pela frente deste grande evento, feito com muito carinho e com a marca da Prefeitura de organização, segurança, e toda estrutura para garantir que as pessoas possam vir com suas famílias curtir tudo com tranquilidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
NOITE GOSPEL
Em uma noite de muito louvor e adoração, o público gospel compareceu em massa, abrindo o primeiro dia de programação para saudar a chegada de 2026, na ‘Cidade da Virada’.
“Começamos as nossas festividades, justamente agradecendo a Deus por todas as bênçãos e todas as graças, por mais este ano que conseguimos encerrar um ciclo entregando muita coisa boa e com muita qualidade para nossa cidade. Momento também que a gente deseja ter um 2026 com mais bênçãos, mais qualidade de vida e continuando trabalhando pela cidade”, completou a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.
O primeiro dia da Virada São Luís 2026 teve início às 18h com o DJ Jonathas, tocando tanto na abertura como nos intervalos, entre as demais atrações. Às 19h, subiu ao palco o cantor Samuel Eleotério que, com seu estilo inovador de "pagodão gospel", que mistura ritmos baianos contagiantes com letras de louvor e fé, agitou o público presente.
“Estou muito feliz de estar aqui em São Luís. Sempre que venho, sou recebido muito bem. Agradeço à Prefeitura de São Luís por ter proporcionado às pessoas que não puderam vir, acompanhar de casa o show. Profetizo na vida de todos que estão acompanhando, presencialmente ou de casa, que antes que este ano termine, possam receber uma notícia de vitória para sua casa, para sua família. Feliz ano novo para todos”, profetizou o cantor Samuel Eleotério.
Às 21h, chegou a vez da banda Morada, que pela primeira vez em São Luís, também, agitou o público com canções que mesclam gêneros como rock alternativo, reggae, folk, hip-hop, com arranjos marcantes.
O encerramento da noite ficou por conta do cantor Eli Soares. Com letras profundas e mensagens de fé, com melodias envolventes, Eli fechou com chave de ouro o primeiro dia da Vira São Luís 2206, com muita adoração e louvor a Deus.
“É muito bom estar aqui. São Luís sempre me recebe com muito carinho. Minha gratidão a este povo, a esta terra querida e à Prefeitura por esta festa maravilhosa, celebrando a Deus. Para mim, é um privilégio estar aqui e fazer parte disso, fechando esta temporada de 2025 e crendo que 2026 será um ano mais que abençoado”, disse o cantor Eli Soares.
NOITE DO SAMBA E PAGODE
Dois postos médicos equipados e ambulâncias estão disponíveis para atendimentos de emergência, assegurando suporte rápido caso necessário. Na entrada, o público passará por revista, e o consumo de bebidas em garrafas de vidro será proibido, reforçando a proteção durante todo o evento.
A novidade deste ano é o sistema Cidadão Seguro. A partir de um cadastro feito pelos pais acompanhados de seus filhos, logo na entrada do espaço, a criança recebe uma pulseira com QR code que dará acesso aos dados cadastrados e proporcionará o reencontro de pais e filhos, em caso de alguém se perder.
A programação da Cidade da Virada retoma nesta terça-feira (30), com o DJ Claudinho Polary, Bonde do Desejo, Dorgival Dantas e Calcinha Preta.


0 Comentários